No dia 14/02/2025, os usuários de aparelhos Android em SP, RJ e MG foram notificados de um terremoto, apontando para um abalo de 4,2 a 5,4 na região de Ubatuba, no litoral de São Paulo. Contudo, tanto o Centro de Sismologia da USP quanto a Defesa Civil de São Paulo atestaram que não ocorreu nenhum evento sísmico na área.
O aviso foi enviado pelo Sistema Android de Alerta de Terremotos do Google, que emprega sensores de telefones móveis para detectar potenciais abalos sísmicos. Depois do incidente, o Google suspendeu temporariamente o sistema no Brasil e pediu desculpas pelo transtorno causado, acrescentando que está a investigar as razões do falso aviso.
Hora13 Agora - 14/02/2025.)
Matéria de
Revista Fórum,
em conteúdo publicado por Alice Andersen, em 15/02/2025, 07:17" Um processo administrativo foi instaurado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para investigar o envio de um alerta falso sobre um terremoto nas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O aviso, enviado por volta das 2h20 desta sexta-feira (14), indicava um suposto abalo no mar, próximo a Ubatuba, em São Paulo.
Leia a matéria completa
Aqui